Hospedagem de sites: o que é e qual a sua importância

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o serviço de hospedagem de websites e aplicativos para fazer a melhor contratação.

Ao construir um site, obviamente, as empresas querem que outras pessoas o vejam e tenham acesso a ele. Para isso, é necessário fazer a publicação da página em um serviço de hospedagem de sites. Isso porque, ao adquirir uma hospedagem, basicamente, a empresa está alugando um espaço dentro de um servidor. Nele, ficarão armazenados todos os dados e arquivos necessários para o bom funcionamento do site.

Além do domínio, que é o endereço do site na internet, também é necessário ter um local para guardar os arquivos que compõem o site. Esses são os dois fatores que fazem com que uma página funcione perfeitamente.

Um site é um conjunto de arquivos, imagens, textos e códigos que, juntos, formam as páginas que estamos acostumados a encontrar na internet. Antes de ser encontrados pelos usuários, esses arquivos precisam estar guardados em um local chamado servidor.

Diferente do que muitos pensam, o domínio do site não guarda nenhum conteúdo, ele é apenas o endereço ao qual a página fica localizada. Quem cumpre esse papel de armazenamento é o servidor. 


Como funciona a hospedagem de um site?

Um servidor é um computador físico que nunca desliga. Dessa forma, o seu site ou aplicativo sempre está online. Ele é o responsável por armazenar diversos arquivos e deixá-los disponíveis para que os usuários possam acessá-los. 

De fato, a hospedagem de sites é similar a alugar uma casa, onde você precisa manter o aluguel em dia para manter o servidor funcionando.

A premissa é básica: imagina que o website é o espaço físico da sua casa, que fica localizada em um determinado endereço, também conhecido como domínio. Dessa forma, a casa, automaticamente, fica situada em um terreno que, neste caso, é a hospedagem do site. Quando todo esse conjunto está estruturado e em sintonia, as pessoas que passam pela rua, ou seja, procuram pela página na internet, entram em seu site e têm acesso aos arquivos e conteúdos nele contidos.

Sempre que alguém procurar pelo seu domínio no navegador, o provedor transferirá todos os arquivos necessários para atender à solicitação.


Os tipos de hospedagem de sites

Atualmente, o mercado conta com algumas vertentes de servidores para hospedar sites. É importante atentar-se aos tipos, pois cada um deles é especificamente indicado para diferentes objetivos.


Hospedagem Compartilhada

É a modalidade de hospedagem mais utilizada, onde o servidor é compartilhado entre diversos clientes ao mesmo tempo. Normalmente, cada cliente possui um limite na quantidade total de recursos do servidor, o que será definido pelo tipo de pacote de hospedagem pago. Algumas das vantagens de optar pela hospedagem compartilhada são:

·       Custo benefício em comparação com os outros tipos de servidores;

·       Autonomia para realização de manutenção e atualizações de segurança;

·       Fácil navegabilidade.


Servidor VPS

Virtual Private Server (VPS), é uma opção de servidor privado para hospedar sites de médio porte de forma mais segura e personalizada do que a hospedagem compartilhada. Neste caso, os ambientes virtuais são criados por meio de uma única máquina. Isso possibilita com que a sua empresa tenha acesso ao painel do servidor e, assim, o edite de forma personalizada. Em outras palavras, com o VPS, o gestor é o responsável pelas configurações e segurança do servidor.

Para alguns, essa pode ser uma vantagem, enquanto para outros, nem tanto. Tudo dependerá do nível de conhecimento técnico do gestor. Ainda, o VPS traz os seguintes benefícios:

·       Espaço exclusivo para hospedar diversos sites, softwares e aplicações;

·       Maior capacidade e performance quando comparado com a hospedagem compartilhada;

·       Problemas de sites terceiros não afetam o seu servidor;

·       Preço acessível.

Hospedagem Dedicada

Consiste em um serviço onde a empresa terá um servidor inteiro, bem como todos os seus recursos, direcionados apenas para o seu website. Dessa forma, o gestor que optar pela hospedagem dedicada terá:

·       Recursos dedicados e desempenho garantido: afinal, os recursos do servidor são únicos, impossibilitando o compartilhamento de dados com outros clientes;

·       Controle total: o gestor terá acesso completo ao servidor, de forma a poder configurar e ajustar as configurações para atender às suas necessidades;

·       Flexibilidade e personalização: com essa hospedagem, é possível personalizar o hardware de acordo com as necessidades (memória, processador e espaço em disco).


Hospedagem Cloud 

Trata-se de um tipo de hospedagem que funciona por meio de um conjunto de servidores virtuais, que não precisam, necessariamente, estarem localizados em um mesmo local físico. Ou seja, por meio da hospedagem Cloud, distribui-se os recursos dos diversos servidores, para inúmeros computadores. Isso significa que mesmo que um servidor falhe, outro entrará em ação para manter o site funcionando perfeitamente.

Apesar de mais recente, a hospedagem em nuvem oferece uma série de benefícios:

·       Escalabilidade em tempo real: Assim que o sistema percebe que um aumento na requisição de processamento, libera automaticamente o recurso necessário para a utilização. O contrário também acontece: quando o processamento volta ao padrão normal, o ambiente também é reduzido para o seu estado original;

·       Processamento mais rápido: Com o Armazenamento Cloud, o processamento do site fica muito mais rápido, o que, sem dúvidas, ajuda no aumento no tráfego dele e proporciona uma experiência mais agradável para os usuários;

·       Fácil manuseio: A hospedagem Cloud também possui como vantagem a facilidade de manuseá-la, uma vez que ela descarta a necessidade de conhecimento mais técnico pois, com manuais práticos, painéis de controle otimizados e configurações automáticas, o processo de configuração fica muito mais fácil.

 

Os recursos da hospedagem de sites

Cada tipo de hospedagem de site oferece recursos diferentes e cada um deles deve ser levado em conta antes da definição de qual tipo de hospedagem é o ideal para o seu projeto.

 

Armazenamento

Também conhecido como espaço em disco, o armazenamento é o limite de espaço que o conteúdo de um site pode utilizar dentro do servidor. Antes de contratar um plano, é importante verificar o tamanho dos arquivos do seu site e comparar com o espaço que o servidor lhe oferece.

Também é importante fazer uma estimativa de crescimento, antes de realizar essa escolha. Dessa forma, é possível evitar frustrações e problemas inesperados por conta da falta de espaço livre.

 

Número de contas de e-mail

O meio corporativo, hoje, cobra com que as tocas de e-mail profissionais sejam por meio de contas com domínio da empresa. Isso traz mais credibilidade e confiança para o cliente. Por isso, atente-se sempre a quantidade de contas que podem ser criadas dentro do plano e da modalidade de hospedagem de site que você deseja fechar.

 

Sistemas de backup

Ter um sistema de backup frequente é indispensável. Afinal, nada pior do que a frustração de ter todos os arquivos do seu site perdidos, sem chances de recuperar, porque o sistema de backup foi ineficaz. Por isso, fique atento!

 

A PopSolutions oferece hospedagem de sites?

Claro, oferecemos sim! A PopSolutions conta com duas vertentes de hospedagens: a Virtual Private Server (VPS) e o Servidor Dedicado, com opções de CPU escalável, memória RAM, armazenamento RAID, Backup diário e semanal automáticos e sem limite de transferência de dados.

Ainda, todos os nossos sites contemplam hospedagem de arquivos em Banco de Dados SQL ou Postgresql, que consiste em sistemas de dados extremamente robustos, capazes de suportar um grande volume de dados.

PopSolutions é a solução inteligente que o seu negócio precisa para crescer! Conte com a gente nessa jornada. Acesse o nosso portfólio e veja quem confia em nosso trabalho.

Gostou do conteúdo? Então, compartilha a dica com um amigo e entre em contato conosco por meio de um dos nossos canais de atendimento, formulárioe-mail ou pelo telefone 11 3280-4567, e descubra a melhor solução tecnológica para o seu negócio!